Olá músicos!!

Como Manuel Stênio, da Canção Nova, falou muito bem no seu texto, que está no blog, inclusive:“É preciso ter um ouvido para a música, e outro para Deus”- o primeiro passo para sermos músicos, é ter o “dom” o qual recebemos de Deus desde pequenos e vamos aperfeiçoando durante a vida! Principalmente no que diz respeito a cantar… mas tanto para cantar como para tocar algum instrumento, é necessário ter noções de ritmo, melodia, afinação… esse é o básico.. mas como para qualquer coisa que queiramos fazer bem feito, devemos estudar, buscar o aperfeiçoamento, para que possamos fazer cada vez melhor!

No meio das músicas seculares, e para se tornar um cantor, um músico de sucesso hoje em dia, é necessário muitas coisas, ter uma música boa, ser “carismático”, ou seja, conquistar as pessoas, e principalmente, cantar e ou tocar bem. O que isso significa? Não se resume em ter uma voz bonita, simplesmente,  mas ter técnica.. ter afinação, noção de ritmo, melodia, e isso tudo, tanto para cantar como para tocar.

Para Deus, não é diferente! Muitas vezes por necessidade, a nossa Igreja, sofre com a falta de técnica, porque muitos ou a maioria dos “melhores” desejam mais do que cantar pra Deus, desejam o mundo, se dar bem na vida, e aí, vão para esse lado… e fica na Igreja, o “resto” como diria o Frei Filipinho, o “resto” que é nada mais que o povo eleito do Senhor, os escolhidos de Deus! E sabemos que Deus capacita os escolhidos, e não escolhe os capacitados… mas devemos sim, dar o melhor pra Deus, não nos contentarmos em fazer qualquer coisa… não! Para Deus, devemos dar o nosso melhor, o nosso tudo!  Desculpa a expressão… mas ouvido de ninguém é pinico, como já ouvimos por aí… e para que a graça de Deus aconteça na vida das pessoas que estão ali, ouvindo a nossa música… é necessário que elas não desviem o olhar de Deus, se distraindo, com os nossos “erros” e desafinações… Não somos perfeitos não, e estamos longe de disso, infelizmente, mas essa é a vontade de Deus a nosso respeito: “Sede perfeitos, como o vosso Pai do céu, é perfeito” (Mt 5,48). E ser perfeito aqui significa ser santo, buscar a santidade!

E essa “desafinação” acontece, não só no cantar… a afinação vocal, é imprescindível, como já disse antes, mas ainda mais importante, e em primeiro lugar, é necessário a afinação do coração, com o Espírito Santo de Deus, é necessário UNÇÃO!

Precisamos nos conscientizar que Deus precisa de adoradores antes de músicos, porque é através da adoração que o servo se torna mais parecido com o mestre! É através da oração, profunda e sincera, que nos tornamos mais puros e íntimos do nosso Senhor!

Dessa forma, nos fortalecemos para a guerra a qual temos que enfrentar! Nos preparamos para vencer o inimigo..“Pois não é contra homens de carne e sangue que temos que lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares.” (Efésios 6,12)

Você que é músico de Deus, ou que deseja ser, peça comigo assim:

Afina-me Senhor no teu amor, que o meu cantar e o meu tocar, possam soar uma melodia agradável aos teus ouvidos, que a minha música possa tocar os céus! Que o meu coração e o meu canto, estejam em hamonia com o coro dos anjos! E que eu possa enfim te louvar face a face, te render honra, glória, poder e força pelos séculos, dos séculos amém! (Ap. 7:10-12)

É isso o que vamos fazer no céu, como nos fala a palavra em Apocalipse 7:10-12, dar honra, glória, poder e força pelos séculos, dos séculos, ou seja, eternamente… então, que possamos ir treinando desde já, o nosso louvor, a nossa adoração, e não somente através da música mas de toda a  nossa vida!

Termino com um trecho, do livro do nosso saudoso Pe.Jonas Abib:

Em todas as guerras da Bíblia, quem vai à frente são os cantores, levando a Arca, cantando, tocando e louvando a Deus. Quando a Arca chegava ao acampamento, o inimigo rugia. Deus chegava ao acampamento. Eles, então, saíam em disparada. Os cantores iam à frente anunciando que o vencedor, o valente, o guerreiro havia chegado. O vencedor era o Senhor: Sua Arca era apenas o sinal. Sim, a Arca da Aliança era o sinal do vencedor que chegava para vencer. É você, músico, que leva a Arca da Aliança, que leva a Arca da Salvação. É você que leva Jesus. Você é o portador da Salvação dos seus irmãos, cantando e tocando seus instrumentos. Você não sai por aí fazendo apenas um show, você é um guerreiro em ordem de batalha!!

Com carinho e orações,

Daniela!

Coordenação: Maicon Santini

Uma resposta »

  1. gojaguaviva diz:

    O músico é chamado a movimentar a Igreja

    Acreditamos que a palavra que transforma o coração pode produzir em cada pessoa uma melodia diferente. A intensidade da melodia é o coração que determina; o timbre é o coração que oferece. Harmonizando tudo isso, teremos uma canção de Salomão, uma canção de subida aos Céus. Leia este pequeno fragmento do Salmo127, deixando o seu coração cantar por meio dele:
    Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guarda a cidade, debalde vigiam as sentinelas. Inútil é levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono” (SI 127,1-2)
    É Deus quem constrói a casa. É Ele quem edifica a Igreja, os movimentos e o seu ministério. Contudo, queremos nos deter na ferramenta usada pelo Senhor para construir Sua obra.
    No Antigo Testamento, Deus escrevia suas leis em tábuas. Porém, com a vinda do novo Adão, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Todo-poderoso passou a escrever Suas leis em tábuas de carne, isto é, em nosso coração. A tinta usada por Ele é o Sangue de Cristo, e o pincel (ou seja, a ferramenta) é o próprio Espírito Santo. Sendo assim, podemos dizer que sem o Espírito Santo toda construção estaciona, por mais que o homem humanamente esteja correndo.
    O músico é chamado a movimentar a Igreja, mas só conseguirá fazê-lo se estiver vivendo sob o movimento do dedo de Deus, ou seja, sob a ação do Espírito Santo. Deus usa o dedo do Espírito Santo para movimentar o coração do homem que, humildemente, se prostra, esperando, em primeiro lugar, amar e ser amado pelo construtor.
    Tocar as notas de uma construção melódica já não é o mais importante. Nessa peça ou construção musical, o mais importante é estar com Deus, escutando o Músico dos músicos tocar, e assim, seguindo a partitura que o próprio Deus construiu, saber o momento de tocar e como tocar. Nessa obra, o essencial é silenciar o coração. É necessário muita atenção para não nos perdemos na grande partitura da vida.
    Santo Agostinho nos ensina que o Espírito Santo é a “Alma da Igreja”, e o que faz no corpo do homem, o Espírito Santo faz no corpo da Igreja. No Vaticano II foi salientado que o amor que se tem pela Igreja é diretamente proporcional ao amor que se tem pelo Espírito Santo, pois Ele é a alma da Igreja.
    Daí, podemos explicar a negligência dos músicos para com a Igreja, isto é, esses músicos não possuem experiência com o Espírito Santo, consequentemente não amam seu ministério, através do qual participam do Corpo místico de Cristo, que é a Igreja. De fato, podemos dizer que nossa parte na construção da obra se encontra basicamente em viver sob o fogo do Espírito Santo.
    O músico precisa pedir a efusão do Espírito Santo diariamente, para que o amor pela obra não se acabe. Devemos ser apaixonados pelo Espírito Santo e, consequentemente, apaixonados pela Igreja. (Eliana Ribeiro, ministra de música da Canção Nova)

  2. Andrigo diz:

    ” Pela música servimos ao Senhor!”
    É muito bom ser de Deus, e mais ainda é servir a Ele, não por méritos, mas por misericórdia, Deus é muito bom, vale a pena deixar tudo pra servir e seguir a Ele.

    Deus é o maestro desse ministério!!
    Amo a todos vocês,
    um grande abraços
    Deus os abençoe

Deixe um comentário