306886_368506569884826_1565571084_n

No dia 30/05 comemoramos Corpus Christi, a festa do Corpo de Cristo, uma festa relacionada a Santíssima Eucaristia. Deste modo, estudaremos hoje o que é o Sacramento da Sagrada Eucaristia.

208 – O que é a Sagrada Eucaristia?

A Sagrada Eucaristia é o Sacramento em que Jesus Cristo entrega o Seu corpo e o Seu sangue (Ele Próprio) por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. Assim nos ligamos ao corpo único de Cristo, a Igreja. [1322,1324,1409]

A Eucaristia é depois do Batismo e da Confirmação, o terceiro sacramento da iniciação cristã da Igreja Católica. A Eucaristia é o misterioso centro de todos estes sacramentos, pois a imolação histórica de Jesus na cruz torna-se presente, de uma forma oculta e incruenta, durante a consagração do pão e do vinho. A Eucaristia é, portanto, <<fonte e centro de toda vida cristã>> (CONCÍLIO VATICANO II, Lumen gentium, nº11). Tudo aponta para ela; aliás, não Há nada maior que se possa alcançar. Quando comemos o pão partido, unimo-nos ao amor de Jesus, que no madeiro da cruz nos ofereceu o Seu corpo; quando bebemos do cálice, unimo-nos  Àquele que até derramou sangue durante a Sua oferta por nós. Não inventamos este rito; foi o próprio Jesus que celebrou com os Seus discípulos a Última ceia e antecipou a Sua morte; Ele ofereceu-Se aos Seus discípulos sob os sinais do pão e do vinho e exortou-os a celebrarem a Eucaristia a partir da Sua morte: <<Fazei isto em memória de Mim!>>(1Cor 11,24)

209 – Quando instituiu Cristo a Eucaristia?

Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia na véspera da Sua morte, <<na noite em que Ele ia ser entregue>>(1Cor 11,23) quando ele reuniu os Apóstolos a Sua volta, na sala da ceia, em Jerusalém, a celebrou com eles e Última Ceia.[1323,1337-1340]

210 – De que forma Cristo instituiu a Eucaristia?

<<Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia se entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: “Isto é o Meu corpo, entregue por vós. Fazei isto em  memória de Mim!” Do mesmo modo, no fim da  ceia, tomou o cálice e disse: “Este cálice é a Nova Aliança no Meu sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de Mim!”(1Cor 11,23-25)

Esta antiquíssima narrativa sobre os acontecimentos na sala da Última Ceia é do à Apóstolo São Paulo, que nem foi testemunha ocular, mas registrou o que a jovem comunidade dos cristãos guardou como mistério sagrado e celebrava liturgicamente.

211- Quão importante é a Eucaristia para a Igreja?

A celebração da Eucaristia é o cerne da comunhão cristã. Nela a Igreja torna-se Igreja. [1325]

Somos Igreja, não porque pagamos o culto ou a côngrua, porque nos damos bem ou porque nos deparamos casualmente numa comunidade, mas porque na Eucaristia recebemos o corpo de Cristo e somos  transformados sempre de novo no corpo de Cristo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s