Image

 

Maio é um mês especial! Mês das Mães.

As Mães que Deus escolheu para nos gerar, criar, educar, proteger e amar. Não foi por mero acaso.É o Mês de MARIA, a Mãe de Jesus .Maria, através de seu semblante deixa transparecer a divindade de seu Filho muito amado, Jesus. Ela é a Mãe do Puro Amor.

Maria é promessa e esperança, é ternura e solidariedade, é bondade e amor. É o veículo direto que nos comunica com Seu Filho. É nossa intercessora. Portanto, vamos aprender com o YOUCAT um pouco mais sobre nossa amada mãezinha.

80 – Porque razão Maria é virgem?

Deus quis que Jesus Cristo tivesse uma verdadeira mãe humana, reservando a Si próprio a paternidade do Seu Filho, pois desejava estabelecer um novo início que não se tivesse às forças humanas, mas só a Ele. [484-504, 508-510]

A virgindade de Maria não é uma noção retirada da mitologia, mas está basicamente ligada à vida de Jesus. Ele nasceu de uma mulher, mas não teve um pai biológico. Jesus Cristo é um novo início, instituído no mundo pelo Ato. No Evangelho segundo São Lucas, Maria pergunta ao anjo Gabriel: << Como será isto, se eu não conheço homem?>> (=não dormi com nenhum homem, Lc 1,34); o anjo respondeu-lhe: << O Espírito Santo virá sobre ti.>> (Lc 1,35) Embora se tenha abusado da Igreja, desde o princípio, por causa da sua crença na virgindade de Maria, ela sempre acreditou que aqui se tratava de uma virgindade real, e não meramente simbólica.

82 –Não é chocante chamar “mãe de Deus” a Maria?

Não. Quem chama mãe de Deus a Maria confessa que o seu Filho é Deus. [495,509]

Quando os primeiros cristãos discutiam quem era Jesus, o termo theotokos (“geradora de Deus”) tornou-se sinal de reconhecimento da interpretação fidedigna da Sagrada Escritura: Maria não deu à luz simplesmente um ser humano, que após o nascimento se tivesse “tornado” Deus; o seu Filho era, já no ventre, o verdadeiro Filho de Deus. Esta questão, antes mesmo de ser um assunto mariológico, é novamente um tema relacionado com o fato de Jesus ser simultaneamente verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

 

83 – O que significa a “imaculada conceição de Maria”?

A Igreja acredita <<que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus omnipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original>>. (à Dogma de 1854) [487-492,508]

A crença da “conceição sem mancha” existe desde o princípio da Igreja. Hoje, o conceito é equívoco. Ele declara que Deus preservou Maria do pecado original desde o início. Não se refere à conceição de Jesus no ventre de Maria. Nem sequer é uma desvalorização da sexualidade no Cristianismo, como se o homem e a mulher se manchassem quando concebessem um filho.

84 – Maria foi apenas um instrumento de Deus?

Maria foi mais do que um instrumento passivo de Deus. Foi também mediante o seu ativo consentimento que se deu a encarnação de Deus. [493-494, 508-511]

Ao anjo que lhe disse que conceberia o <<Filho do Altíssimo>> Maria respondeu:<< Faça-se em mim segundo a tua palavra!>> (Lc 1,38) A redenção da humanidade através de Cristo começa, portanto, com uma interpelação de Deus, ou seja, o consentimento livre de uma pessoa humana – e uma gravidez não matrimonial. Por estes invulgares caminhos Maria tornou-se, para nós, a “porta da salvação”.

85 – De que modo Maria também é a nossa mãe?

Maria é nossa mãe porque Cristo, o Senhor, no-la deu por mãe. [963-966,973]

<<Mulher, eis o teu filho!… Eis, a tua mãe!>> (Jo 19,27) Estas frases, que Jesus pronunciou a João da cruz, foram sempre entendidas como uma entrega de toda a Igreja a Maria. Portanto, Maria também é nossa mãe. Podemos invocá-la e pedir-lhe intercessão junto de Deus.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s