BEMESSE

Estamos vivendo o Ano da Fé (2012-2013), é um tempo onde recebemos o bonito convite para trilharmos um caminho de compreensão e amadurecimento naquilo em que cremos e celebramos. Esse é um tempo forte de profundo aprendizado e crescimento.
Por essa razão e para permanecer em comunhão com toda a Igreja, nesse Ano da Fé,
nós do Grupo de Oração Água Viva queremos estudar o YOUCAT, nosso Catecismo
Jovem.
Estamos vivendo no tempo da Quaresma, nossa preparação para a Páscoa. É tempo de ouvir e acolher com atenção renovada a Palavra de Deus, que nos chama ao encontro e à comunhão com o Deus misericordioso e Salvador. É tempo de revisão, para avaliarmos como anda a nossa vida cristã e se cumprimos nossos compromissos batismais com Deus e com a Igreja, observando seus mandamentos.
Por isto, começamos nosso estudo fazendo umas reflexões sobre oração, jejum e caridade: as práticas penitencias da Quaresma.

469- O que é oração?
Estamos em oração quando o nosso coração se dirige a Deus. Quando uma pessoa ora, entra numa relação viva com Deus. [2558-2565]
A oração é a porta para a fé. Quem ora deixa de viver de si, para si e a partir da própria força. Ele sabe que há um Deus com quem pode falar. Uma pessoa que ora entrega-se cada vez mais a Deus. Ela procura desde já a união com Aquele com quem, cara a cara, se encontrará um dia. Por isso, pertence à vida cristã o esforço pela oração diária. Porém, não se aprende a orar como se aprende uma técnica. Embora isso soe estranho, orar é um dom que se obtém na oração.

470- Que sentido tem a oração para uma pessoa?
Nós oramos porque temos um desejo completamente infinito e porque Deus nos criou para Si: << O nosso coração está irrequieto até encontrar o descanso em Ti>>.(Santo Agostinho) Mas também oramos porque temos necessidade; assim disse a Madre Teresa: << Porque não me posso abandonar a mim mesma, abandono-me a Ele 24 horas por dia.>> [2566-2567,2591]
Esquecemos Deus frequentemente, afastamo-nos e escondemo-nos d’Ele. Mesmo que evitemos pensar em Deus, mesmo que O neguemos, Ele está sempre disponível para nós. Ele procura-nos, antes de O procurarmos; Ele anseia por nós, Ele chama-nos.
Ao falarmos com a nossa consciência, notamos repentinamente que falamos com Deus. Ao sentirmo-nos sós, sem ninguém com quem falarmos, notamos que Deus está sempre disposto a conversar. Quando nos vemos em perigo, notamos que Deus respondeu nosso pedido de ajuda. Orar é tão humano como respirar, comer, amar. Orar purifica. Orar possibilita a resistência contra as tentações. Orar fortalece na fraqueza. Orar tira a angústia, duplica as forças, permite uma respiração mais profunda. Orar torna-nos felizes.

151 – Que possibilidades há, na Igreja, de perdão dos pecados?
O perdão dos pecados acontece fundamentalmente no Sacramento do Batismo. Depois, para o perdão dos pecados graves existe o sacramento da Reconciliação (também chamado Penitência ou Confissão). Para os pecados mais leves é recomendado a Confissão. Porém, também a leitura da Sagrada Escritura, a oração o JEJUM e a realização de boas obras têm efeito de perdoar pecados. [976-980,984-987]

449 – Que significado têm os pobres para os cristãos?
O amor aos pobres tem de ser, em todos os tempos, o distintivo dos cristãos. Não se trata apenas de lhes dar algumas esmolas; os pobres têm direito à justiça. Além do mais, os cristãos têm o dever de partilhar os seus bens. Cristo é o modelo do amor aos pobres. [2443-2446]

<<Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!>>(Mt 5,3) Esta é a primeira frase de Jesus no Sermão da Montanha. Existe pobreza material, psíquica, intelectual e espiritual. Os cristãos devem acolher os necessitados deste mundo com grande atenção, amor e eficácia. Em nenhum ponto, de fato, eles serão tão claramente apreciados como na forma como trataram os pobres: <<Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmão mais pequeninos, a Mim o fizestes.>>(Mt 25,40)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s