Uma oração que Nossa Senhora ama.

Image

Você reza o terço? Já viu imagens de Nossa Senhora representando-a tal como apareceu em Lourdes e em Fátima? Maria está com o terço na mão. Ela acompanhou silenciosamente, passando as contas, o terço que a menina Bernardete rezava na gruta de Lourdes. E, em Fátima, também com o terço na mão, a Santíssima Virgem pediu aos Três Pastorinhos que o rezassem todos os dias.

Tomara que algum dia você possa dizer, como o Papa João Paulo II: «O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade!». Mas, para isso, será preciso que comece a rezá-lo e, se já o reza com frequência, que aprenda a fazê-lo cada dia melhor. Vamos ver como podemos fazer isso.

Primeiro, vencer as dificuldades:

1) Uma primeira dificuldade: “Não sei rezar o terço”, “Não conheço os vinte ‘mistérios’ (ou seja, os cinco correspondentes a cada um dos quatro ‘terços’ que compõem o rosário), não os sei de cor”. Solução: comprar logo, ou pedir a alguma pessoa amiga, algum folheto ou livrinho de orações (há muitos!) que traga a explicação dessa oração: como rezá-lo, quais são os mistérios, que mistérios devem ser rezados nos diferentes dias da semana… É fácil. Pessoas simples aprenderam tudo isso em pouco tempo. Se você “quer”- se “quer” mesmo – não lhes ficará atrás.

Um esclarecimento: a pessoa que o reza sem conhecer ou lembrar os “mistérios” faz, mesmo assim, uma oração válida, ainda que, naturalmente, ele fique incompleto (mas é melhor rezá-lo incompleto do que não rezá-lo).

2) Segunda dificuldade: “Não tenho terço” (o instrumento, o terço material, com as contas, a cruzinha, etc.; ou então o terço em forma de anel, que se usa girando no dedo). Compre-o, que é baratíssimo, e, enquanto não o tiver, conte nos dedos. Mas tenha em conta que vale a pena usar o terço material: se o seu terço (de contas ou de anel) foi bento por um padre ou diácono, ao usá-lo para rezar você ganhará indulgências (Por sinal, você sabia que pode ganhar nada menos que a indulgência plenária – com as devidas condições -, quando o reza em família, ou comunitariamente, num grupo?).

3) Terceira dificuldade: “Não tenho tempo de rezar o terço”. Essa desculpa “não gruda”. O terço pode ser rezado, se for preciso, andando pela rua, fazendo exercício físico de corrida, indo de ônibus, metrô ou trem, guiando carro (melhor do que se irritar com o trânsito), na sala de espera do médico ou do laboratório, em casa, entre outros. E você pode rezá-lo sentado, andando, de joelhos e até deitado (se estiver doente ou em repouso forçado, etc.).

Por sinal, não sei se você sabe que, nas livrarias católicas, são vendidos CDs com o rosário e que também há arquivos em áudio para player portátil. Basta ligar o áudio e ir respondendo ou acompanhando o que ouve.

4) Finalmente, a dificuldade mais comum é a aparente monotonia. “Dizemos sempre a mesma coisa”. “A repetição de tantas Ave-Marias acaba ficando mecânica, cansativa, sem sentido”. “De que adianta fazer uma oração tão repetitiva, que fica rotineira, parece oração de papagaio…”?

Deus faça que, após tê-las lido e, sobretudo, depois de tentar aplicá-las, você dê a razão às palavras de São Josemaria: «Há monotonia porque falta Amor».

Padre Francisco Faus

http://www.padrefaus.org/

Anúncios

5 responses »

  1. Inte diz:

    O terço de Maria é uma oração poderosa. Onde a cada Ave-Maria rezada, oferecemos uma rosa a nossa mãezinha querida, que Jesus nos deu.
    Ela é a nossa Advogada no céu junto a Jesus.

    Só quem o reza sabe da grande paz que ele nos tráz e quantas graças podemos alcançar por meio dele.

    Obrigada meu Deus.

  2. Intercessão diz:

    Amada irmã.
    A paz de Jesus esteja contigo.

    Vou tentar te responder catolicamente. Baseado no que nós acreditamos. Nós católicos não nos baseamos só na Bíblia, mas em tradições e nas mesmo nas várias aparições de Nossa Senhora.
    Quero deixar bem claro que o objetivo não é te convencer, afinal você tem a sua crença.

    Na bíblia realmente não se pede que rezemos o terço, porém a Ave-Maria está na bíblia no evangelho de São Lucas 1, 28 e ainda no versículo 42. A segunda parte da Ave-Maria nós complementamos é uma oração de súplica a nossa mãe. Mãe essa, que o próprio Jesus nos deu quando na hora da sua morte olha para o discípulo amado e lhe diz: “Filho, eis aí sua mãe” e depois olha para a mãe e diz “Mulher eis aí o seu filho” (João 19, 26-27). Nessas palavras ele ä nos da como mãe e intercessora nossa. A consideramos intercessora, pois o primeiro milagre de Jesus, nas bodas de Cana foi intercessão dela (João 2, 1-11). E se nós podemos rezar uns pelos outros a mãe de Jesus pode mais.
    A origem do terço é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais. Em 1328, segundo a Tenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo.
    Nasceu assim à devoção do Rosário, que significa coroa de rosas oferecidas a Nossa Senhora. Os promotores e também divulgadores desta devoção foram os Dominicanos, que também criaram as Confrarias do Rosário.
    O papa dominicano Pio V animou vivamente a prática da recitação do Rosário, que, em breve, se tornou a oração popular predileta da cristandade. Esta devoção tem o privilégio de ter sido recomendada por Nossa Senhora em Lourdes, na França, e em Fátima, Portugal, o que depõe em favor de sua validade em todos os tempos.
    O terço pode ser rezado individual ou coletivamente. O terço é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora. Aparecendo em Fátima, ela pediu aos pastorzinhos: “Meus filhos, rezem o terço todos os dias”.

    Muito obrigada por visitar nosso blog. Que Deus te abençoe.

    • Adriana Kunen diz:

      Bom dia irmão! A paz do Senhor!
      Fiquei refletindo sobre oque escrevestes, uma resposta catolicamente, mas não deveriamos ter uma resposta cristã sobre isso, porque na verdade é isso que importa, e não a placa da igreja. Meu coração ficou inquieto com oque li e se a Biblia é a base de tudo, podemos ler outros livros, mas a Biblia continua sendo a base, e não as tradições e doutrinas criadas por humanos, pois nós humanos somos falhos. A Biblia diz: Amar Deus sobre todas as coisas! Todas inclui Maria, Pedro, Paulo… todas as coisas, e se ha um único que pode interceder por nós que é Jesus Cristo, não há outro intercessor. A Biblia é tão clara! Porque queremos criar tradições a partir disso? Diversas religiões ensinam o culto de objetos, de pessoas veneradas e de figuras. Israel foi tentado a adotar as divindades dos povos vizinhos, mas Isaias comparou os deuses feitos por mãos humanas com a grandeza do eterno Criador e único Deus. A Biblia assinala que o Deus verdadeiro é único e insiste em que amemos somente a ele e mais ninguem como rival. Ele quer nosso amor exclusivo e total, como lemos em Deuteronomio 6:5 – “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.” Quem ama a Deus plenamente não sentira o mesmo por outra pessoa ou divindade. E como podemos fazer isso? Decidindo que o Senhor será o Deus de nossa vida, e não nós mesmos. Jesus declarou: “Se alguem quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Mateus 16:24. Fala-se em seguir as pegadas de Jesus, mas isso requer a negaçao do “eu” a cada passo. É considerar-nos mortos com Cristo e ressuscitados com Ele (Romanos 6.4:5) para uma nova vida. Paulo disse: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” Galatas 2:20. Ser cristão é viver por Ele e para Ele! Esse tipo de vida resulta num coração que transborda: Ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém!

      • gojaguaviva diz:

        Querida irmã, este blog é um blog Cristão/Católico e essa é mais pura verdade ao ponto de vista da nossa fé. Nós acreditamos que Maria é a nossa intercessora pelo simples fato de ela ser a mãe de Jesus, e portanto, depois dEle a pessoa mais importante que já existiu. Foi por meio dela que a salvação entrou no mundo, pois Deus em seu infinito poder poderia ter enviado o Seu Filho de qualquer outra forma ao mundo, mas Ele escolheu que fosse por meio de Maria. Por este e inúmeros outros motivos, nós católicos veneramos Maria e recorremos a ela em nossa oração. Assim como eu posso rezar por você e você pode rezar por mim, ela sendo a Mãe de Jesus, eleita por Deus, com certeza também pode. Respeitamos a sua opinião e a sua fé, porém a nossa fé continua a mesma. E isso é de fato bíblico pois ao responder Izabel Maria disse: Me proclamarão bem aventurada todas as gerações! Como bons filhos agradecidos é o que fazemos ao rezar o rozário.
        “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações. Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo”. (Lc 1,46-49)

        Deus abençoe.
        Henrique

  3. Adriana diz:

    Me perdoa gente, mas onde na biblia fala que devemos rezar o terço? E onde na biblia diz que devemos rezar para Maria? Se apenas há um Santo dos Santos que é Deus e o único que pode interceder por nós que é seu filho Jesus Cristo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s