Image

Nesses últimos dias tenho refletido sobre esse tema: amizade. Mais até do que refletido, tenho pedido a Deus que me mostre quem são meus verdadeiros amigos, mas esses questionamentos feitos a mim mesmo e a Deus me levantaram a seguinte pergunta: o que é uma amizade verdadeira? Teorias eu conheço um monte, tais como: amigo é aquela pessoa em quem você pode confiar cegamente, amigos são anjos sem asas, amigo é aquela pessoa que está sempre pronto para ajudar quando você precisa e etc, e etc, e etc. Essas teorias são muito belas, o problema é que todas essas afirmações nos passam a imagem de que para sermos amigos de verdades precisamos ser perfeitos e acontece que eu não estou mais em fase de acreditar em contos de fadas onde todos são felizes para sempre.

E sabe do que mais, pode até ser mais uma teoria barata, que amanhã eu já nem acredite mais nela e escreva um texto falando exatamente o contrário, mas hoje eu diria que amizade verdadeira é aquela que passa pela imperfeição, pela decepção, pela magoa, pela dúvida, pela ausência intencional ou não, pela critica construtiva ou não, e ainda assim sobrevive, por que amizade é um sentimento humano e por isso mesmo imperfeito.

Então talvez a melhor explicação para amizade verdadeira, a palavra que melhor a defina, seja imperfeição. E que fique claro que eu não estou querendo dizer com isso que temos que ser negligentes com nossos amigos e abusar do direito de errar, estou apenas querendo dizer que tudo o quem vem do ser humano é imperfeito então para ser verdadeiro precisa estar permeado de imperfeição. Não estou também querendo que nos acomodemos nos nossos defeitos, o que talvez eu esteja querendo dizer é que precisamos parar de procurar nos nossos amigos uma perfeição que nós mesmos não somos capazes de oferecer, estou querendo dizer também que não precisamos nos cobrar qualidades que não possuímos, que podemos sim errar que temos esse direto.

Diante disso você pode perguntar: mas então não existem falsos amigos? Eu arriscaria responder que o que existe são pessoas imperfeitas se relacionando com pessoas imperfeitas e que talvez os falsos amigos sejam aqueles que não compreendem isso, ou que se nós não compreendemos isso nos nossos amigos nós é que não estamos sendo verdadeiros amigos.  

Tudo ficará melhor quando todos nós começarmos a nos compreender e nos amar apesar dos defeitos de cada um, sem aquela história de que precisamos olhar mais para as qualidades dos outros, do que para os seu defeitos, não e não, temos sim que enxergar o defeito do outro e ama-lo apesar disso, partindo primeiramente do principio que Deus nos ama apesar dos nossos defeitos e também lembrando que nosso amigo também enxerga as nossas falhas e apesar disso é nosso amigo.

Seremos mais felizes quando compreendermos isso, acredite!

 Obrigada a todos os meus imperfeitos e verdadeiros amigos!

 

Alzy Silvério

G.O.J. Água Viva

One response »

  1. andreia diz:

    muito bom

Deixe uma Resposta

