Talvez seja uma das maiores batalhas e dificuldades que nós Cristãos travamos durante toda a nossa caminhada na igreja e em Deus: Manter uma constância em nossa oração diária e pessoal. Porque dizemos não ter tempo para rezar se desperdiçamos tanto tempo com coisas superficiais? Perdemos um precioso tempo com a internet (principalmente com os sites de relacionamentos) fuxicando a vida alheia. Perdemos tempo com a televisão, novelas, entre outros programas e meios de comunicação desnecessários e apelativos.

Principalmente no que diz respeito à internet e aos sites de relacionamentos, em alguns casos talvez algumas pessoas saibam mais da vida alheia do que da própria palavra de Deus: A bíblia! O demônio também usa desses meios para nos afastar de Deus, e a internet é uma forte ferramenta para ele. Dizemos ter muitos afazeres e sempre “empurramos com a barriga” aquilo que é e deve ser essencial para nós: Nossa oração pessoal diária e estudo bíblico!

Seria mais fácil e justo reconhecermos que não damos o devido valor à palavra de Deus e a leitura da bíblia do que enganar a nós mesmos e aos outros sempre com as mesmas desculpas de estarmos muito ocupados e cheios de tarefas, seja estudo ou qualquer outra função. Aliás, “tempo é questão de prioridade”.Será que priorizamos a oração e a leitura da palavra de Deus? O que priorizamos em nossa vida?“Quem deixa a oração por causa dos estudos, não busca a Deus, mas a si mesmo.” St. Afonso de Ligório.

A situação de não conseguirmos rezar não vem somente de nossa “perda de tempo” e de nossa preguiça que nos persegue e que nos deixamos acorrentar. Vai muito além disso: O fator espiritual, ou seja, o demônio que nos tenta e que é capaz de tudo para nos afastar da intimidade com o próprio Cristo. Quanto menos íntimos de Deus mais ele poderá agir em nós e facilmente nos levar a inúmeros pecados. “Não há melhor recurso que a oração para descobrir as manobras ocultas do demônio e obrigá-lo a dar-se a conhecer.” St. Teresa de Ávila. Além de a oração ser o caminho mais rápido para se chegar ao coração de Deus, ela também é capaz de abrir nossos olhos para o campo espiritual e ver as manobras ocultas do demônio muitas vezes espalhadas e feitas com “singeleza”.

A linguagem de Deus é essa: A oração! Quem reza fala, escuta e faz aquilo que Deus quer. Quem não reza ou não disponibiliza tempo para sua oração pessoal diária com certeza não vai conseguir sentir a presença do Espírito Santo e muito menos vai conseguir ouvir Deus e entender as coisas do Espírito.

O demônio sabe que a oração é a linguagem de Céu, sendo assim ele sempre tentará colocar inúmeras situações para que nós não tenhamos comunhão com Deus e para que não consigamos ouvir aquilo que Ele tem para nos falar. Pois o demônio sabe que é desmascarado quando ouvimos e fazemos à plena vontade de Deus. Então o demônio tentará sempre gastar o nosso precioso tempo com a preguiça e com outras situações superficiais e banais para acabarmos o dia sem falar com Jesus e nos fortalecermos Espiritualmente. Nossa oração diária é nosso alimento Espiritual!

Mas por que será que lutamos durante anos e anos em nossa caminhada pela constância em nossa oração pessoal diária? Por que não conseguimos ser perseverantes nela? Justamente porque a oração é a “porta que nos abre o Céu” e o demônio faz de tudo para não conseguirmos manter nossa constância. Além disso, é só através da oração constante, estudo bíblico e formação espiritual que conseguiremos chegar à maturidade Cristã e principalmente entender o “campo espiritual”.

“O homem natural não compreende as coisas do espírito de Deus, porque lhe parecem loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” 1Cor. 2,14 Jesus se retirava ao monte para rezar e falar com o pai, como então nós não nos retiraremos para rezar? Temos uma necessidade muito maior disso.“Sem oração, não se pode conservar a vida da alma”. St. Agostinho

E o nosso pecado? De fato os pequenos pecados são a porta de entrada para os grandes, assim como também a falta de oração e intimidade com Deus torna-se a porta de entrada para o demônio destruir a nossa busca sedenta por Deus e pela sincera santidade. É uma “conseqüência bola de neve”, se estamos cheios de pecados e sujos interiormente, normalmente já não rezamos como quando estamos bem e limpos. Assim também faz o demônio, quanto mais pecados temos, mas nos afastamos de Deus e menos rezamos e buscamos Ele. “Com as coisas pequenas, o demônio vai abrindo os buracos por onde entram as grandes.” St. Teresa de Ávila

O demônio então jamais vai cessar de nos atormentar “ocultamente” para pararmos de rezar e principalmente para nos desanimar a começar do zero novamente. Na vida espiritual é assim, constantemente começamos do zero, e talvez poderá ser assim sempre devido a luta que travamos.

Para medir o grau de intimidade que temos com Deus basta avaliar como esta a nossa “oração pessoal”. Se não há fizemos possivelmente estamos bem distantes dele e principalmente das coisas Espirituais. Quanto mais rezamos mais íntimos nos tornamos. O nosso tempo é precioso, devemos aprender e nos educar e a gastá-lo com as coisas importantes e com Deus. Não podemos deixar que o demônio roube o nosso precioso tempo que por vezes é extremamente corrido.

Acredito que essa será uma “eterna luta”: A constância em nossa oração pessoal! Pois teremos que começar e retomar do zero inúmeras vezes em nossa vida. Além disso, travamos e travaremos sempre uma grande e eterna batalha contra o demônio que luta com força para não termos vida de oração.

“Pois não é contra homens de carne e sangue que temos que lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas pelos ares.” Efe 6,21

Se tivermos pouco tempo, devemos usá-lo com inteligência e aproveitarmos ao máximo ele. Nem sempre é preciso de um longo tempo para falar com Deus. As orações dos simples são as que chegam mais rápido e mais fácil ao sagrado coração de Jesus.

“Reservai a melhor hora do dia para a oração”. Paulo VI

Reserve tempo diário para um encontro com o próprio Cristo!

“Nada te impeça de orar sempre…” Eclo 18,22

(Fabiano Raupp Núcleo Estadual do Min. Comunicação Social RS-Grupo de oração JP II -Capão da Canoa / RS)

Deixe um comentário