Durante os dias 07, 08, 09 de novembro aconteceu em Pato Branco na Casa de Formação da Paróquia São Pedro Apostolo o Congresso Diocesano do Ministério Jovem da RCC onde estavam reunidos mais de 250 jovens de 11 cidades da diocese de Palmas e Francisco Beltrão. Na tarde do sábado após o intervalo os jovens receberam a visita do Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora Pe. Geremias Steinmetz, que falou sobre a honra de falar de Jesus Cristo.

Segundo Padre Geremias, o grande problema da Igreja é que as pessoas são Batizadas, recebem todos os sacramentos, mas não sabem falar de Deus por si mesmas, a não ser o que decoram na catequese. “A experiência só ocorre quando realmente se tem contato com a palavra e principalmente com a liturgia e eucaristia. Não basta só experimentar, é preciso alimentar e praticar buscando cada vez mais conhecer ao Pai”.
O padre ainda disse que é preciso saber a qual Deus devemos nos converter, que é o Deus que se fez carne para nos salvar, Jesus Cristo. “É no Pai que se encontra tudo o que se precisa para alimentar nossa fé. O que não podemos é ficar parados. Enquanto Sacramentados, precisamos alimentar nossa fé praticando os ensinamentos, a palavra de Jesus todos os dias”.
Segundo ele, para experimentar da graça divina basta que se pratique pequenos gestos como o respeito pela dignidade das pessoas. Saber valorizar o outro como pessoa no amor, fazer com que o outro se sinta feliz em nossa presença, “deixar extravasar o amor de Deus e ser feliz”.
O jovem Ederson Nodari tem 20 anos e é de Chopinzinho. Ele nos contou que tem um irmão que é servo de um grupo de oração de sua cidade e que por várias vezes ele o convidou para ir ao grupo, mas o seu ‘Sim’ demorou. “Sempre tem os amigos e a mídia que influenciam a caminharmos em caminhos errados. Mas eu vim a esse encontro disposto a mudar[…] Já fazem quase 100 dias que estou sem beber”. Segundo ele não é fácil deixar das festas e dos amigos, mesmo que sejam influências erradas.
Segundo Padre Geremias, esse é o problema encontrado pelos jovens que participam eventos como o congresso, “O jovem é imediatista, para ele perseverar, precisa sair destes encontros e continuar praticando, e assim que volta para casa ele encontra a família e a sociedade em geral do mesmo jeito. Não encontrando apoio, o jovem acaba desistindo e continua da mesma forma que vivia antes do encontro”. O padre finaliza reforçando, que é preciso sempre estar em contato com a palavra, pois, só assim saberemos o que Jesus quer para nossas vidas.
 
Daniela Ferreira Terres
        DRT/PR 7586

 

Anúncios

One response »

  1. síndili diz:

    Olá. Estive nesse congresso e gostaria de, se possível, saber o nome do grupo de oração e pregação que esteve nesse encontro. Pois acredito que eles tenham os vídeos dos testemunhos que no dia foram filmados.
    Aguardo anciosamente uma resposta. Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s