“Amados jovens, permiti que vos ponha agora uma questão. E vós o que é que deixareis à próxima geração? Estais a construir as vossas vidas sobre alicerces firmes, estais a construir algo que há de durar? Estais a viver a vossa existência de modo a dar espaço ao Espírito no meio dum mundo que quer esquecer Deus ou mesmo rejeitá-Lo em nome de uma falsa noção de liberdade? Como estais a usar os dons que vos foram dados, a «força» que o Espírito Santo está pronto, mesmo agora, a derramar sobre vós? Que herança deixareis aos jovens que virão? Qual será a diferença impressa por vós?” (CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA PARA A XXIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE HOMILIA DO SANTO PADRE BENTO XVI Domingo, 20 de Julho de 2008)

Queridos amigos, na preparação para o ENJ 2008, meditamos as palavras do Santo Padre Bento XVI, durante a Jornada Mundial da Juventude em Sidney – Austrália. A indagação feita por ele acima citada, nos interpela e nos faz refletir sobre a nossa vida hoje. De fato, o que estamos fazendo nós com a graça do Batismo no Espírito Santo? O que estamos fazendo nós com os carismas que recebemos do mesmo Espírito? O que estamos fazendo nós com os nossos grupos de oração? O que estamos fazendo nós com toda a riqueza que herdamos nestes 40 anos da RCC? São perguntas que devemos nos fazer. Afinal de contas somos chamados a ser Renovação Carismática Católica, e é como Renovação Carismática Católica que somos chamados a ser um dom para a Igreja. Se vivemos com autenticidade a graça de sermos RCC, então estaremos servindo ao Senhor na Igreja como Ele deseja.

As indagações feitas pelo Santo Padre passam pelas indagações que fazemos sobre nós mesmos. Porque é aqui dentro do nosso movimento de Renovação Carismática Católica, que em comunhão com toda a Igreja daremos uma reposta testemunhal autêntica e transformadora.

Cabe a nós perguntarmos: Que Renovação Carismática Católica deixaremos para os jovens que virão? Que testemunho eles herdarão de nós?

É por isso que neste ENJ 2008, teremos a oportunidade de fazermos uma grande reflexão sobre  juventude e o Batismo no Espírito Santo.

Segue ainda as palavras do Santo Padre:

Uma nova geração de cristãos, revigorada pelo Espírito e inspirando-se a uma rica visão de fé, é chamada a contribuir para a edificação dum mundo onde a vida seja acolhida, respeitada e cuidada amorosamente, e não rejeitada nem temida como uma ameaça e, consequentemente, destruída. Uma nova era em que o amor não seja ambicioso nem egoísta, mas puro, fiel e sinceramente livre, aberto aos outros, respeitador da sua dignidade, um amor que promova o bem de todos e irradie alegria e beleza. Uma nova era na qual a esperança nos liberte da superficialidade, apatia e egoísmo que mortificam as nossas almas e envenenam as relações humanas. Prezados jovens amigos, o Senhor está a pedir-vos que sejais profetas desta nova era, mensageiros do seu amor, capazes de atrair as pessoas para o Pai e construir um futuro de esperança para toda a humanidade.

O mundo tem necessidade desta renovação. Em muitas das nossas sociedades, ao lado da prosperidade material vai crescendo o deserto espiritual: um vazio interior, um medo indefinível, uma oculta sensação de desespero. Quantos dos nossos contemporâneos escavaram para si mesmos cisternas rotas e vazias (cf. Jer 2, 13) à procura desesperada de sentido, daquele sentido último que só o amor pode dar!? Este é o dom grande e libertador que o Evangelho traz consigo: revela a nossa dignidade de mulheres e homens criados à imagem e semelhança de Deus; revela a sublime vocação da humanidade, que é a de encontrar a própria plenitude no amor; desvenda a verdade sobre o homem, a verdade sobre a vida.” (CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA PARA A XXIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE HOMILIA DO SANTO PADRE BENTO XVI Domingo, 20 de Julho de 2008)

“Cristãos revigorados pelo Espírito!” Profetas de uma nova era!” São palavras bem carismáticas, você não acha?

O fato é que “somos chamados a ser Sentinelas da Manhã comprometendo-se com a renovação do mundo à luz do Plano de Deus” (Doc. De Aparecida 443). Nas palavras acima citadas pelo Santo Padre ele nos chama a trabalhar na “edificação do mundo”, cujos valores são os do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Só pela força do Espírito é possível a renovação deste mundo. É por isso que acredito e sei que a Igreja tem acreditado, que jovens que realmente fazem uma experiência com o Batismo no Espírito Santo, tornam-se verdadeiros agentes construtores da civilização do Amor, cujo alicerce só pode ser o próprio Cristo, a Palavra única do Pai. (Cf. Mt 7,24-27)

Você jovem carismático, que desempenha os mais diferentes ministérios de serviço dentro da RCC, é convidado a estar conosco neste ENJ 2008. Vamos juntos viver uma grande experiência de Pentecostes! Tenho a certeza que Minas Gerais será um grande cenáculo de 14 a 16 de novembro, e a nossa nação colherá muitos frutos de tudo isso!

Deus os abençoe.

Ricardinho – Coord. Ministério Jovem Nacional da RCC.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s